A NOSSA TERRA 

CAPELA E MIRADOURO DE SÃO SIMÃO

 

 

 

No dia 28 de Outubro, a freguesia de Urrô no concelho de Penafiel, enche-se de gente para honrar São Simão. Milhares de pessoas percorrem os caminhos do concelho a pé, até chegar à capelinha de São Simão em Urrô para o pagamento das suas promessas e segundo a tradição católica, este santo apóstolo de Cristo é o padroeiro dos cravos que são pequenas borbulhas que nascem no corpo. 

A feira já não tem a dimensão de outros tempos, mas continua a ser uma das tradições mais conhecidas do concelho de Penafiel e decorre até domingo, ao chamado São Simão "pequenino", na freguesia de Urrô.

"São Simão é invocado quando se tem cravos ou verrugas nas mãos."

Oração ao São Simão: 

 

«Deus de infinita misericórdia, que nos fizestes chegar ao conhecimento do vosso nome por meio dos bem-aventurados Apóstolos, concedei-nos, por intercessão de São Simão e São Judas, que a vossa Igreja cresça continuamente com a conversão dos povos ao Evangelho. Por Nosso Senhor.»

Capela de São Simão - Capela do século XVIII, ampliada no século XX (1989-1995). Localizada no alto(300m) da freguesia do Urrô(Penafiel)

IGREJA MATRIZ DE GUILHUFE

 

IGREJA MATRIZ DE URRÔ

 

 

CAPELA DA PÓVOA

 

CAPELA DE SÃO BRÁS